[Aula 1] A paixão pelo cosmos. - 3° ano

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem por Wand em Sab Out 28, 2017 11:20 pm

Aula de Astronomia
Ástrid Natsya Lyudvigovitch
1° aula da matéria

Ástrid estava nervosa, embora não aparentasse. Aquela seria a sua primeira aula em Hogwarts, queria passar uma boa impressão acima de tudo. Arrumou uma mecha de cabelo loiro atrás de sua orelha, enquanto andava pelas mesas das classes e distribuindo algumas folhas com um pequeno texto resumindo tudo o que ela falaria nas aulas, facilitando para quando forem estudar para as provas. Nestes resumos, estavam escritos algumas perguntas, juntamente com as respostas mais práticas e fáceis possíveis.

Depois de distribuir tudo, em uma área descoberta da torre, Ástrid com a sua varinha fez surgir uma fogueira flutuante no ar, e logo cadeiras e almofadas cercaram o fogo. A Lyudvigovitch sentou-se em uma das almofadas do chão, e assim esperou ansiosamente os seus alunos.

(...)


— Em cima de vossas mesas, há um pergaminho contendo os resumos desta aula. Quero que o usem para estudar, pois tudo o que estudaremos aqui estará lá. Mas, quero que não mexam nisto por enquanto. Deixem seus materiais em cima de suas mesas e sentem-se aqui comigo. — Falou alto e claro assim que ouviu os passos e vozes dos alunos adentrando a sala de aula.

Esperou até que seus alunos deixassem seus materiais em cima de suas mesas e sentassem ao seu lado. Ástrid, mesmo um pouco preocupada com o rumo da aula, mantinha uma face sonhadora e alegre, mas também muito calma, o que não dava para dizer ao certo o que ela estava sentindo. Logo começou a falar, dando a todos os alunos que olharem para ela um sorriso simpático. — Sou a professora Ástrid Lyudvigovitch, diretora da corvinal. Serei a nova professora de Astronomia de vocês. Sintam-se completamente a vontade para perguntarem qualquer coisa que desejarem sobre Astronomia para mim. Ficarei muito feliz em ajuda-los. — apresentou-se a loira, oferecendo ajuda.

— Bem, vamos dar início a essa aula. Alguém pode me dizer o que é Astronomia? — Perguntou, cruzando as suas pernas enquanto observava os alunos ao seu redor. Após alguns minutos de silêncio, Ástrid voltou a falar. — Ninguém? Bem, Astronomia é a ciência que estuda os corpos celestes e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra. Um exemplo de corpos celestes são os planetas, e de fenômenos que se originaram fora da atmosfera da terra temos como exemplo a radiação cósmica.— Disse, agora um pouco mais séria, mas sem tirar o sorriso do rosto. — Eu vou agora contar uma história de como conseguimos arrumar meios de observar as estrelas. — Falou e endireitou a postura, indicando o fogo e logo começando a falar:

— Era uma vez, há um tempo distante, alguns povos de bruxos que viviam à norte da floresta da grã-bretanha. Esses povos viviam observando o céu como simples trouxas, sempre querendo criar técnicas mais eficientes para melhorar as práticas mágias. Mas, naquela época, os bruxos que por lá habitavam mantinham uma relação muito amigável com os centauros, o que fez com que eles compartilhassem os seus meios de observação com os bruxos. Esse método ficou famoso entre os bruxos, e é usado até hoje. Nesse método, primeiro de tudo, acendemos uma fogueira. — Gesticulou para a fogueira a sua frente. — Depois, nós escolhemos algumas ervas para se queimar na fogueira. — levantou-se e caminhou até uma mesa próxima de si, onde tinham três vasilhas contendo três tipos de ervas centáuricas. — Essas ervas são: Erva-cidreira, amor-perfeito e erva-trindade. Cada erva vai surtir um efeito diferente no fogo, nos mostrando mais facilmente outros tipos de coisas. Por exemplo, a erva-trindade deve ser jogada por cima do fogo, e ela irá nos mostrar os cometas e asteroides através da fumaça que sair do fogo. Já a erva-cidreira deve ser jogada ao fogo no sentido em que estiver ventando, e ela nos mostrará os planetas e seus satélites naturais. E, por fim, a erva-amor perfeito é utilizada para observar as estrelas, sendo jogada no fogo de leste para oeste na posição do sol. — Falou por fim, colocando as três vasilhas no chão. E então disse novamente:

— Como hoje vamos estudar um pouco de tudo, vamos por as três juntas, e quando forem colocadas, quero que vocês olhem para o céu através delas. — Falou, e então apontou para três alunos que pareciam concentrados na aula, entregando as vasilhas para eles colocarem as ervas sobre a fogueira, cada uma do jeito que se indicava. E então, alguns minutos depois, uma fumaça meio transparente surgiu, e como uma lupa, ampliou o céu, permitindo que todos conseguissem visualizar o cosmos perfeitamente através dela.

Quando todos estavam prestando atenção na aula, Ást se levantou, e então se aproximou da fumaça, indicando o que era cada coisa.

— Isso é uma estrela. Uma estrela é, basicamente, uma grande e luminosa esfera de plasma que produz luz própria. Um exemplo de estrela é o Sol, e ele é a estrela mais perto da terra. — Apontou para uma estrela distante do cosmos, porque, de noite, não era possível visualizar o sol. — Os Planetas são corpos celestes sem luz e calor próprios, sólidos, arredondados e com gravidade própria, os quais giram em torno de uma estrela maior (órbita livre), que no caso do planeta Terra é o Sol. Os planetas tem os seus satélites naturais, que são corpos celestes que orbitam um maior. Ou seja, o satélite natural da terra é a Lua. — Terminou de falar e então sorriu para os alunos novamente, finalizando aquela aula. — Bem, por hoje é só. A tarefa de vocês é escrever em um pergaminho quais são os planetas existentes no nosso sistema solar, coloca-los na ordem de mais próximo ao mais longe do sol e citar duas características de cada um. Podem pegar os seus resumos e saírem. Mas antes disso, alguém tem alguma dúvida? — Perguntou, logo apagando aquela fogueira com um gesto de varinha. Respondeu algumas dúvidas de alguns alunos e então liberou a saída deles e dando encerramento definitivo da aula.



Thanks
Mensagens : 359

Data de inscrição : 07/05/2017

Ver perfil do usuário http://tmmrpg.forumeiros.com
avatar
Admin

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum